Notícias

07/12/2009

Copenhage - COP 15 - Mudanças Climáticas - Sem alternativas

Tem início hoje a COP15. Mais do que uma simples reunião sobre as mudanças climáticas promovida pela ONU, uma nova e única esperança para a humanidade em relação à sobrevivência do planeta.

A insensatez dos governantes não pode modificar o destino que a Terra reserva aos seus habitantes, uma vez mantido este estado de espírito. Só a inteligência - motivadora da mudança drástica de comportamentos e em prol do meio ambiente poderá restabelecer o caos hoje já vivenciado. Os "refugiados do clima" e as "pandemias" poderão assolar também países que hoje se sentem protegidos pela fartura de recursos financeiros e abundâncias que o dinheiro pode comprar.

Não há fronteira que possa ser estabelecida contra a fome, contra a pestelência. Não haverá a possibilidade de alguns povos permanecerem indefinidamente com os seus privilégios. Milhões de outros seres humanos que já padecem e que padecerão ainda mais - de todas as agruras provocadas pelas mudanças do clima, não se manterão calados, até a morte.

Por que assistiriam passivamente a abundância de alguns? Seriam todos 'metralhados' se tentassem ultrapassar barreiras criadas pelo homem? Se não tentarem, morrerão de qualquer maneira. Por que os africanos não invadiriam o que restasse da Europa? Por que os sulamericanos não invadiriam o território brasileiro, farto em alimentos? Os norte-americanos, que já sobrecarregam o planeta com suas emissões desde a revolução industrial, desejarão mais o quê em detrimento da solidariedade que deve existir entre os povos? Se toda a população da China pretender usufruir dos benefícios da sociedade moderna - com seus artigos de consumo e de luxo, enfim aquilo tudo que os europeus e os norte-americanos já usufruem há décadas, quantos Planetas Terra serão necessários para suportar tal procedimento, em princípio não ilícito e portanto legítimo e de igual direito para todos os povos, ainda que tardiamente o acesso?! Hipocrisia do 'primeiro mundo', que já chegou ao extremo do hiperconsumismo, se tentar barrar qualquer pretensão dos chineses ou de outros povos emergentes com número igualmente superlativo de cidadãos: Índia, por exemplo.

A COP15 tem a missão de construir o caminho sustentado para este tipo de discussão, sem constrangimentos e sem diferenças que posssam aviltar a dignidade da pessoa humana, a qual está presente em todos os povos do planeta. Missão impossível? Se pensada sobre a ideologia que ainda reina em diversos cantões do mundo e de seus governantes, começando mesmo pelo Governo Brasileiro, extremamente reticente na defesa do meio ambiente e contumaz ao dizer muitas "bobagens" em nome da governabilidade e do crescimento econômico a qualquer preço, conclui-se desde logo que: Sim, será impossível.

Todavia, não resta outra esperança. Tem de dar certo. Não há alternativa concreta, senão esta da COP15. Não há outro Planeta a ser colonizado nos próximos anos, segundo o atual estágio de desenvolvimento científico dos humanos, até mesmo aqueles habitantes do "primeiro mundo". A COP15 tem de ser vitoriosa. A humanidade, tal como a conhecemos e concebemos hoje, depende disso.

<< Mais Notícias