Notícias

04/11/2009

Seminário: Seguros de Responsabilidade Civil: desafios para o Resseguro

A ser realizado no dia 18.11.2009, pela Escola Nacional de Seguros, no Horário de 9h00 às 16h15, nas instalações do Hotel Maksoud Plaza, na Alameda Campinas, 150 - São Paulo. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da Escola - em São Paulo e no Rio de Janeiro. Programa das Palestras: 1. "O estágio de desenvolvimento dos Seguros de RC no Brasil e tendências" Palestrante: Walter Polido (Polido e Carvalho Consultoria) 2. "Contrato de Resseguro RC e suas especificidades" Palestrante: Jorge L. D. Caminha (Guy Carpenter) 3. "Sinistros de longa latência" Walter Polido 4. "Sinistros de RC na ótica do Ressegurador" Palestrante: Fabio DiMatteo (Pellon Advogados Associados).

O novo cenário do Mercado Segurador Brasileiro, motivado especialmente pela abertura do resseguro ocorrida efetivamente em 2008, tem demonstrado a necessidade do mercado investir em aperfeiçoamento técnico de seus profissionais, de maneira acentuada. Especialização é a palavra de ordem e o mercado tem que dar este salto à modernidade, em busca da excelência na prestação dos serviços securitários. Não há mais espaço para amadorismo, para negociações puramente comerciais.

O consumidor de seguros - de qualquer classe econômica, está cada vez mais ciente de seus interesses e mais ainda de seus direitos, buscando as indenizações devidas. O Judiciário, por sua vez, tem respondido de forma contundente a tais reclamos e as Seguradoras acabam ficando extremamente expostas a este cenário, muito mais desfavorável a elas. O Código de Defesa do Consumidor, por sua vez, impôs boas práticas aos fornecedores de produtos e serviços e os seguros não podiam, como de fato aconteceu, ficar de fora em relação a tais exigências. O CDC tem muito mais a intenção de promover as referidas boas práticas comerciais do que a finalidade de penalizar quem não as cumpre.

Caminho sem volta, cabe ao Mercado Segurador apenas obedecer a lei, aprimorando suas operações. A formação técnica dos profissionais que atuam no segmento securitário é a chave dos novos tempos. Não há outro. Por este mesmo processo o Mercado Segurador Europeu passou a partir do final dos anos 70, seguindo pelos anos 80. A busca concentrada na especialização técnica determinou a permenência das Seguradoras européias que hoje conhecemos, sendo que algumas delas atuam também no Brasil. Chegou a vez do mercado nacional passar pelo mesmo processo, ainda que quase trinta anos depois da onda européia.

As Seguradoras devem aprimorar os seus procedimentos na comercialização de produtos, revendo não só os respectivos guidelines de subscrição, como também as bases contratuais dos mais variados produtos de seguros. De igual sorte, a evolução crescente da sociedade brasileira demanda por produtos de seguros cada vez mais técnicos, transparentes e juridicamente alinhados aos novos paradigmas contratuais. Os Corretores de Seguros, por sua vez, são instados a conhecer, cada vez mais e de forma especializada, os produtos que eles comercializam.

Não há mais como simplesmente vendê-los, sem explicitá-los à exaustão e com conhecimento adequado. Alinhado a Cursos de Especialização de carga-horária expressiva, o Seminário de RC - o qual será promovido pela Escola em novembro, visa justamente a discussão de todos esses pontos, com ênfase no Resseguro de RC. As Seguradoras Nacionais, durante os quase dois anos de mercado aberto, têm observado a necessidade de aprimoramento dos seus produtos - de modo mesmo a obterem condições mais vantajosas de resseguro.

ão há outro caminho. Só há possibilidade de ocorrer aprimoramento a partir do conhecimento de fato, do desenvolvimento de know how concentrado a respeito dos diversos temas afetos aos contratos de seguros e também de resseguro. Não há segredo. Tem que existir esforço concentrado na educação dos técnicos de seguros. O Seminário, na sua estrutura, não será meramente expositivo por parte dos Palestrantes. Haverá sessão de debates dos temas, não só visando a pulverização de conhecimentos, como também a observação dos temas que merecem ser aprofundados com maior rigor, muito provavelmente através dos Cursos Técnicos oferecidos pela Escola Nacional de Seguros. Não há mais espaço para eventos estanques neste Mercado. Toda oportunidade de encontros técnicos deve pautar o aperfeiçoamento das grades programáticas dos Cursos da Escola, objetivando - cada vez mais, a tal excelência na prestação dos serviços securitários, requerida pelos consumidores que contratam seguros. Excelente oportunidade de aprimoramento técnico, neste mercado em franco desenvolvimento e ainda carente de profissionais atuantes nos segmentos: seguros e resseguros de RC.

<< Mais Notícias